Cultura em dia de saúde e jornalismo

Este 7 de abril é especial, pois, dentre várias efemérides, é destinado a comemorar duas datas importantes. O Dia Mundial da Saúde e o Dia do Jornalista. O blog Lorena Filatelia, do dedicado Acadêmico José Antonio Bittencourt Ferraz, lembra a efeméride da saúde (http://lorenafilatelia.blogspot.com/2021/04/dia-mundial-da-saude.html) que também foi citada no blog do BAC (https://bacunesprc.blogspot.com/2021/04/saude-e-jornalismo-7-de-abril.html). Reflito a oportuna coincidência da homenagem à saúde e ao jornalista, uma vez que boa parte do recrudescimento da pandemia do novo coronavírus no Brasil é devida às fakenews que levam à descrença no Sistema Único de Saúde, à dúvida em relação às vacinas e à propaganda de medicamentos nocivos que estão sendo oficialmente ofertados como cura milagrosa. No império da ignorância, a informação adequada é aquela transmitida apenas pelo bom profissional. Da mesma forma que anônimos estão dando tudo de si nas linhas de frente em hospitais, registramos devidamente os que subscrevem listas de apoio a ações médicas criminosas e propagam vídeos enganosos sem base científica. #IniCiencias

A UBT Campinas lançou canal no youtube e a trova campineira rompe quarentena e as barreiras locais e nacionais. O Projeto Pró-Memória da União Brasileira dos Trovadores busca registrar a trajetória dos trovadores com depoimentos curtos de 2-3 minutos, bem como deixar no vídeo algumas de suas trovas. Com total interesse próprio, não nego, peço para assistirem aos vídeos, primeiro clicando no canal e nele se inscrevendo: https://www.youtube.com/channel/UC6rT1YQQQJhDC23vR3mcDPw. Isso aumenta a visibilidade. O meu depoimento está aqui neste link: https://www.youtube.com/watch?v=LCTJaa7ev3o e peço para verem e darem um "gostei" (o famoso like). Ainda na linha cultural, considero não ser objetivo deste blog a repetição e reprodução de textos já publicados, mas indico outros artigos que saíram ou que estão para sair por estes dias. Fiz uma abordagem do historiador Jorge Alves de Lima, Presidente da Academia Campinense de Letras, abusando da ousadia, que saiu hoje no Correio Popular de Campinas da qual fiz uma cópia da edição impressa e coloquei no Facebook. Precisa entrar e buscar nas minhas postagens (https://www.facebook.com/adilson.goncalves.9847/).

Política? Sim, opinião na forma de compilação de cartas preteridas, avolumando-se quase sem limite. Uma delas está aqui: https://www.brasil247.com/blog/desgoverno-vendido-ao-centrao. A estatística é uma ciência exata, ainda que muitos torcem os números (ou pros números, como já outrora registrei) e modificam - ou assim tentam - a realidade dos fatos. Fiz algumas considerações com as intenções de voto recentemente divulgadas pelo Datafolha e a avaliação de governos, brevemente sumarizadas em dois parágrafos, menos até do que vai aqui consignado, em site já frequente (Jornal Pravda), mas que, por decisão do editor Timothy Bancroft-Hinchey, foi parar na sessão Business (!): https://port.pravda.ru/busines/01-04-2021/52560-datafolha-0/. Jornalismo de várias estirpes, sem abdicar da integridade.

Comentários

  1. Obrigada por seu especial cuidado em busca da verdade.❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. Os professores tendo que disputar com a mídia o papel do saber com os educandos

    ResponderExcluir
  3. Sempre inspirador e cheio de razão e razoabilidade, mestre Adilson! Seus escritos têm em mim um grande fã. Feliz dia do Jornalista, o que quer que "feliz" signifique neste tempo medonho.

    ResponderExcluir
  4. Neste país de fake news, só o bom jornalismo para nos salvar.

    ResponderExcluir
  5. Jornalismo é essencial para a saude da democracia!

    ResponderExcluir
  6. Jornalismo é essencial para a saude da democracia!

    ResponderExcluir
  7. Muito pertinentes as suas colocações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados