Suavidade nas obras das Academias

A Academia Campineira de Letras e Artes - ACLA - fará uma tarde especial para recepção e posse de dois novos Acadêmicos, eleitos ao longo do último mês. Márcio Rodrigues assumirá a cadeira 33, cuja patronesse é Tarsila do Amaral, e Roberto Rossant ocupará a cadeira 40, que tem por patrono Aldo Cardarelli. A cerimônia acontecerá no sábado, 19/10, a partir das 16h. Nosso Presidente Sérgio Caponi estará voltando de viagem ao Rio de Janeiro onde foi convidado a prestigiar a posse de Ignácio de Loyola Brandão na Academia Brasileira de Letras. A reunião da ACLA será também concomitante com a reunião da Academia de Letras de Lorena, à qual estarei presente para falar um pouco sobre os inéditos de Lima Barreto, tema recorrente de minhas inserções literárias e que estão um pouco estagnadas face a outras atividades inerentes da necessária sobrevivência material.

Trânsito entre crônica e conto, opinião e ficção, é prazeroso quando há o que se escrever. Acadêmicos se distribuem por essas alas e nem sempre é explícita a divisão. Rascunhei alguns pensamentos sobre serem inapropriados ou indevidos alguns escritos sob encomenda e eis que resultou um princípio de crônica, mas vou deixando para depois sua revelação, mais adequada para outros espaços. Aqui fica a opinião de que escrever quando se é cobrado é sempre mais difícil do que seguir os instintos e a leveza da caneta ou o pulsar do teclado. Lembranças diretas do personagem de Sean Connery em "Encontrando Forrester". Quando o prazo impera, como nos concursos literários, a criação estanca, empaca. De qualquer forma, fica mais uma vez a indicação do blog do Rodrigo Domit com oportunidades para a divulgação - e divagação - das letras (http://concursos-literarios.blogspot.com/).

A colega Acadêmica Romilda Cazissi Baldin participará de uma mesa redonda, ou colóquio, sobre a arte cemiterial em Campinas, juntamente com Josemar Giorgetti e Henrique Annunziata, todos membros do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico (IHGG) de Campinas. O importante evento será na sede da Academia Campinense de Letras, na sexta-feira, 18 de outubro às 20h, e artigos sobre o assunto já podem ser apreciados no site do Instituto (https://ihggcampinas.org/artigos-recentes/). Uma excelente oportunidade para apreciar a arte escultural por meio do que está presente (e também ausente) nos cemitérios. A leitura desses e de outros artigos no espaço do IHGG está se constituindo em fonte primária de informação e é fortemente recomendada. #IniCiencias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados