Proezas saudáveis

A motivação foi muita, sem dúvida, e o resultado foram noites insones assistindo a jogos e disputas. O exercício do próprio corpo ficou em segundo plano, desconsiderando recomendações médicas e já peço desculpas ao Paulo Viana, médico, acadêmico e leitor número 1 deste blog. Nos últimos dias da olimpíada do outro lado do mundo, redondo mundo, administrada do sofá, vieram as frustrações com o vôlei e a admiração com os jovens em suas tábuas sobre rodas. O skate conquista o Olimpo e faturamos medalhas com meninos e meninas. Outra polêmica nos décimos das notas dos juízes, dessa vez com o lorenense Luiz Francisco que ficou de fora deste primeiro pódio em Tóquio. Em "Frieza na subjetividade" a contagem dos pontos controversa já estava lá (http://adilson3paragrafos.blogspot.com/2021/07/frieza-na-subjetividade.html). Na água crescemos, mas não temos mais asas nas canelas como antigamente. O desabafo do Alison da dupla de vôlei de areia resume o descaso e o atraso em investimento na área esportiva em nosso país. Mais um Sputnik perdido.

No Dia Nacional da Saúde neste 5 de agosto, efeméride em homenagem ao nascimento de Oswaldo Cruz, saudável também é a conversa, à distância, como exige a pandemia em curso. Saúde e cultura têm sido o binômio de suporte nestes tempos bicudos e bicados por um maldito vírus. Assisti à aula na forma de bate-papo do acadêmico José Antonio Bittencourt Ferraz sobre filatelia com o presidente do Instituto de Estudos Valeparaibanos, Diego Amaro (veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=VjFBF-0Z_nI). O Ferraz, citado algumas vezes neste meu singelo blog, possui o seu sobre filatelia e numismática atualizado diariamente (http://lorenafilatelia.blogspot.com/). Uma aula de história, cultura e boa conversa. Na seara cultural, ainda que algumas instituições sejam paradoxalmente ocupadas por seres que apoiam a política e os políticos que trabalhem para sua destruição, fato relevante foi a edição da Revista do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, que pode ser adquirida pela internet (http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1513). Tive a honra de escrever a orelha da obra, a convite do incansável e competente presidente do Instituto, Fernando Abrahão.

Proezas não são apenas as manobras sobre fluidos e sólidos de nossos atletas. Diuturnamente temos de defender a cultura vilipendiada e, como afirmei acima, carcomida por nefastos cupins. Revelado agora que por trás de muito negacionismo há negociatas em escala nunca antes vista, seguimos quase mendigando por vacinas para que voltemos ao mínimo de atividades que nos deem alento à existência, à propagação da cultura em todas suas múltiplas manifestações. Sim, as reuniões virtuais suprem parte dessa condição insana, mas abraços virtuais não carregam a troca de calores e emoções. A União Brasileira de Trovadores Seção Campinas e a Academia de Letras de Lorena são instituições cujos presidentes mantiveram o bom senso de realizar os encontros pelo espaço cibernético. Outros verdadeiros espaços contra a mentira oficial continuam com publicações. Há os que leem, outros que para elas torcem o nariz. Para todos, segue o link do Brasil 247 com a mais recente dessas manifestações (https://www.brasil247.com/blog/despresidente-inaugura-a-escateologia).

Comentários

  1. Muito bom. Parabéns novamente por nos brindar com suas reflexões e conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, bela postagem.
    Saúde e Cultura, realmente o binômio nestes tempos difíceis.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns... SEMPRE interessante ler suas crônicas.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS! Sem querer ser repetitiva (e sendo já), sempre uma delícia ler seus parágrafos!!!

    ResponderExcluir
  5. De início fomos todos contra, por causa da temeridade evidente. No fim, temos que reconhecer que as Olimpíadas foram um sucesso, uma grande festa a alegrar um pouco o coração combalido dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  6. Adilson, admiráveis as suas análises das situações mais diversas. É um deleite ler suas publicações, pois em muitas delas vejo refletidas as minhas próprias opiniões. Pena que não tenho a sua capacidade de as colocar com tanta propriedade.

    Aparecida Militao Kugelmeier

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados