Utopias distorcidas

Os meus sonhos e utopias foram publicados pela CULT e causou alguma discussão (leia aqui). A colega trovadora Maria havia feito poesia com título semelhante - transmimento de pensação. O Acadêmico José Antonio Bittencourt Ferraz, que além do blog sobre filatelia e numismática (http://lorenafilatelia.blogspot.com/), possui outro sobre escritores do Vale do Paraíba, publicou o link para a revista (veja aqui). Grato, grato. Tudo aconteceu logo após a postagem da semana passada, daí não ter sido lá incluído. A parábola de apalpar um elefante, como lembrado pelo Paulo Viana, é a melhor forma de explicar nossa interação - ou falta dela - com o mundo atual e suas consequências. Tentemos elevar a mente para pensamentos mais nobres, que esses ainda são francos e livres. A Academia de Letras de Lorena realizou eleição para o novo biênio e figuro lá novamente na diretoria, mas o trabalho é feito pela presidente Neide Aparecida Arruda de Oliveira, secretária Olga Aparecida Arantes Pereira, tesoureiro Carlos Vitor Mailart, diretor de Ações Culturais José Augusto Vieira Domingues e diretor da biblioteca e arquivo "Ângela Maria Barreto" José Antonio Bittencourt Ferraz, sim, o mesmo filatelista e cultuador dos escritores vale-paraibanos. Sigo participando da Academia Campineira de Letras e Artes e do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Campinas. Na lista está a União Brasileira de Trovadores - Seção Campinas que realiza eleição para o próximo período, de cuja chapa concorrente não participo e procuro colaborar com sugestões para a arte da trova.

Viagens espaciais deixaram de ser sonho há um bom tempo e o resgate da exploração de outros mundos voltou à pauta da ciência e dos empreendedores com o objetivo do conhecimento e da prospecção de novas moradas para nossa espécie. Chegamos em Marte mais uma vez e me regozijo da ação como se lá estivesse. Gordo e velho já não posso ser aceito para missões espaciais, ainda mais com os joelhos já em frangalhos, sem falar da memória e das relutantes sinapses cerebrais. Depois de alguns dissabores com chuvas de meteoros não vistas, pouso fracassado na Lua, correção das quantidades de fosfina encontradas em Vênus, agora é nosso vizinho Marte que está em evidência, com reais possibilidades de voos tripulados para lá em breve. Mesmo com minha vaga nessa viagem cedida para outra pessoa, é possível ver e interagir com tudo que está sendo transmitido do e sobre o planeta vermelho. Até me motivei a traçar a possibilidade do nosso coronavírus sobreviver à viagem interplanetária e chegar lá, relembrando A Guerra dos Mundos (Boletim Anti-Covid, edição 85, acesso por aqui ou, se depois de 27/2, aqui). Melhor especular sobre vírus alienígenas do que conviver com vermes negacionistas. #IniCiencias

O término da leitura da biografia de George Orwell causou algum abalo em mim, especialmente porque o autor, Richard Bradford, usou o terço final do livro, dedicado às obras 1984 e A Revolução dos Bichos, para fazer contrapontos atuais com o Brexit e as fake news propaladas por Donald Trump na vitória eleitoral sobre Hillary Clinton. Tanta realidade naquelas obras pretensamente utópicas aumenta a angústia. Fiz uma pausa antes de enfrentar outra obra pesada (A Organização, da Malu Gaspar) para saborear os contos de Conceição Evaristo (Olhos d'água), mas com profundidade e crueza de realidades ali descritas não muito distintas do que vivenciei com o livro de Bradford. Na mesma linha vai o aclamadíssimo Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, ainda que eu tenha vencido somente um décimo dessa outra empreitada. Não há literatura leve, portanto. Que remexam em fundamentos do pensamento, isso é muito bom. Mas preciso de um respiro entre esses abismos da existência.

Comentários

  1. Estou vencendo "Torto arado", com gosto. Gostando mais do tema (e do encadeamento narrativo) que da forma. Dá gosto ver que o livro ainda sobrevive em nosso meio. Mesmo que a duras penas.

    ResponderExcluir
  2. quantas obras citadas, um bom livro, muitas vezes muda tudo! abre horizontes, e graças a Deus continua sobrevivendo...parabén amigo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns novamente caro colega pela brilhante reflexão que nos trouxe. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fico lendo e o admirando! Parabéns por tanta cultura! Muito feliz, por receber-me como amiga! Li tb, entre assuntos de Marte, que haverá eleição na UBT Campinas. Será incluída toda a diretoria? Inclusive a senhora Presidente?
    Perdoe -me pela demora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É Praga!

Desfrutando

Bomba natalina