Não apenas lágrimas

Torcer o pano até que lágrimas brotem dos interstícios do algodão entrelaçado. Parece que o ato mecânico sobre as fibras do material também originou o desejo de vitória de um time, agremiação ou qualquer outra coisa que desperte a paixão e a necessidade de sofrer conjuntamente. A torcida para que o filme ganhe é, portanto, ato físico praticado com as mãos. Não há manual ou receita para ser o primeiro, o vencedor, na entrega do Oscar que acontece neste fim de semana, mas a torcida pelo documentário "Democracia em Vertigem" é grande, pelo menos dentro do grupo das pessoas sensatas. Como já mencionei na postagem Vertigo (https://adilson3paragrafos.blogspot.com/2020/01/vertigo.html), outros concorrentes estão em posição de maior destaque e o prêmio não deve ir para Petra Costa. O "Dois Papas", de Fernando Meirelles, também está na disputa, com os dois atores concorrendo (Anthony Hopkins e Jonathan Pryce), além do roteiro adaptado, lembrando se tratar de uma obra de ficção, por mais que tenha sido baseada nas opiniões e condutas dos dois Papas do título.

Voltando à realidade, li recentemente que o Brasil não vivenciou a Idade Média como a Europa e, portanto, não teve acesso aos avanços e não sofreu as muitas trevas características daquele período histórico. Pior, segundo outra análise, o país está experimentando-o agora, neste momento, por meio de práticas educacionais, sociais e científicas assustadoras. Especialistas contam que muitos avanços científicos medievais são registrados, mas é a queima na fogueira de supostos ímpios e evidentes esclarecidos que me incomoda. Sem adentrar nas propostas rotuladas de direitos humanos e de saúde pública, a comunidade científica está estarrecida com o criacionista Benedito Guimarães na presidência da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Imaginemos que em nosso estado supostamente laico, a sociedade considerasse importante haver um órgão público que cuidasse dos interesses de todas as religiões, cultos e seitas (monoteístas, indígenas, africanas, e um enorme etc). E que fosse designado para comandar tal órgão um ateu convicto e praticante. Talvez assim possam entender a natureza e a gravidade do problema - mais um - que se estabelece. #IniCiencias

Por fim, tenho de divulgar que meu texto de ficção "Mosca morta" ficou entre os finalistas do concurso mensal promovido pela revista piauí em fevereiro. A proposta é juntar uma frase com um elemento estranho, todos fornecidos e obrigatórios. Já havia tentado outros contos na mesma revista, sem sucesso, mas desta vez ao menos deu o gostinho de trilhar caminhos pertinentes, como tem-me estimulado o Paulo Viana. O vencedor, o meu conto e os demais selecionados podem ser lidos aqui: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/oportunidades-e-visoes/ . Um pouco de riso ante incessantes lágrimas.

Comentários

  1. Aperfeiçoando a comparação: não apenas designando um atéu praticante, senão um que respondesse diretamente às órdens de Rússia, China ou outra potência. Tendo saído diretamente da direção de universidade que propaga suas ideias colonizantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados