Vender com venda nos olhos

Venda nos olhos para os que não querem ver. Venda que compram. Se o português é uma língua difícil, que aproveitemos suas idiossincrasias para alguma conjectura e jogo de palavras para dizer o que é explícito, mas de outras formas em outras fôrmas. Sim, abusei com o resgate do circunflexo que ficou fora dos dicionários (não do Aurélio) por décadas! Patrimônio público parece carregar origens nefastas, como a que seu gerenciamento é misógino (não é 'matrimônio') e ser público significa ser de ninguém. O patrimônio público brasileiro deveria ser o contrário de tais acepções, com riquezas construídas por todos, que deveriam ser mantidas por quem é o gerente do momento para benefício também de todos. Não para doar a valores muito baixos para outros que não defenderão o patrimônio para todos, pois será privado e não público. Ajustes na realocação de aparatos que não funcionam adequadamente podem e devem ser feitos, mas a lógica privatista per se é perversa.

Peter Sellers nasceu Richard Henry, mantendo o sobrenome que o tradutor do inglês dá como vendedores. A Amazônia que queima também é vendida; sobrenome de significado semelhante acompanha um dos malfeitores, vejam só! Sellers é considerado um ator de comédias, especialmente os da série da Pantera Cor-de-Rosa, mas fez ao menos dois filmes marcantes: Dr. Fantástico e Muito Além do Jardim. Um, distópico, o outro, uma bela mensagem sobre a passagem do tempo. Em Dr. Fantástico, a performance de Sellers é invejável, pois interpreta três personagens, para os quais foi nomeado a prêmios importantes, informam os sites especializados em cinema (por exemplo, https://www.imdb.com/name/nm0000634/). Resgato o ator falecido em 1980, jovem ainda, por ataque cardíaco, praticamente com a idade que tenho agora, porque foi o protagonista de O Rato que Ruge, também interpretando três papéis. O filme, de 1959, é sobre um minúsculo país europeu que resolve declarar guerra aos Estados Unidos como estratégia para perder a contenda e obter financiamento para sua recuperação econômica interna. Semelhanças com a triste e espantosa realidade? Cinema é isso.

Fato é que não há monotonia no Brasil, um filme de terror explícito cujo governo deveria ser proibido para os que têm mais de 30 anos de desserviço à nação. Usando uma expressão de uso e significado batido, seria chover no molhado discorrer sobre as mazelas quanto a educação, ciência, tecnologia, segurança, ambiente e saúde. Sobre a pandemia e a suposta ingerência que passa a haver na Anvisa indico nosso boletim (https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/), mas a repercussão sobre a desinformação que está em curso está presente na mídia séria. Basta acompanhá-la. Dei mais alguns pitacos sobre as eleições norte-americanas, comparando-a desconexamente com nossa situação (https://www.brasil247.com/blog/o-azul-de-la-e-o-vermelho-de-ca). Concordo com os leitores do blog sobre a estranheza do sistema eleitoral dos Estados Unidos, bem como com a noção de que escolher democraticamente nem sempre é escolher o melhor.

Comentários

  1. Descrever o Brasil como filme de terror pode ser dramático, mas se aproxima da realidade. Talvez uma nau de insensatos. Talvez uma viagem ao fim do mundo.

    ResponderExcluir
  2. No filme "Dr. Fantástico" aparece sobre o final um estadunidense típico montado sobre uma bomba que vai caindo, e a dirigindo com batidas de chapéu como se fosse um cowboy montado sobre seu cavalo. A felicidade (para alguns) da guerra, da destruição, representada. Morreu jovem (para meus parâmetros) mas teve quatro casamentos, o terceiro com uma sueca lindíssima (incrível que tivesse usado afrodisíacos com ela). O bom, quando é breve, duas vezes bom. É comovedor o filme (não lembro o nome) onde ele interpreta com aquela sua mulher Britt Ekland, e mostra como não sendo bonito nem rico consegue conquistar o coração dela. Perdeu o Oscar por "Muito além do Jardim" contra "Kramer vs. Kramer", um filme que deploro. Vamos assistir "A Festa" ("The Party") mais uma vez para esquecer os momentos atuais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados