Quarentena

O período de quarenta dias era suficiente para garantir que os marujos e passageiros de navios que chegavam de longe aportassem sem maiores riscos de também desembarcar doenças. Era praticado quando havia notícia de qualquer doença a bordo ou no local de origem do navio, que ficaria ao largo, perto da costa, mas sem contato físico com a população local. A origem da palavra manteve sua acepção de isolamento, segregação, deixar de praticar alguma ação, mas o tempo se alterou. Assim, nos casos recentes de coronavírus, a quarentena individual pode ser de duas semanas para saber se a pessoa que apresenta sintomas realmente está com a doença, mas pode chegar a alguns meses, pensando na população como um todo. Como não há mais fronteiras físicas relevantes, a entrada por um porto deixou de ser eficiente para a contenção de doenças. O que estamos fazendo é retardar o contágio e diluir sua proliferação ao longo do tempo para possibilitar que centros de saúde e hospitais deem conta do atendimento. O achatamento da curva, tão propalada na internet, é a aplicação da estatística no desenvolvimento exponencial do covid-19. #IniCiencias

Dizem que as restrições de circulação e consumo sejam um duro golpe nas estruturas do capitalismo, que poderia não sobreviver, mas não entendo a situação assim de uma forma tão simplista ou otimista. O sistema econômico que vive na exploração do homem pelo homem continua, pois está vinculado ao domínio dos bens de produção e às leis da oferta e da procura, cujo exemplo notório são os preços abusivos de alguns produtos essenciais sendo praticados. As economias nas quais houve as primeiras informações de origem do contágio pelo vírus, como a China principalmente, já se apresentam com um robusto e eficiente planejamento de recuperação. Há muitos valores fictícios, como a conversão do dólar em reais e os praticados nas bolsas de valores, que somem simplesmente em alguns minutos, mas o valor do trabalho é intrínseco ao seu portador. O que está acontecendo é que tal trabalho não está mais sendo remunerado devido à quarentena. O vírus é universal, mas seus impactos seguirão as discrepâncias sociais.

Ler livros e atualizar os filmes e seriados não assistidos é uma interessante resposta ao maior tempo passado em casa. Faço uma quarentena voluntária unilateral e parcial, pois diminuí minhas viagens para o trabalho e outros compromissos profissionais presenciais. Já observei que veículos impressos nos quais publico diminuíram suas tiragens e número de páginas, além do fato de demorarem muito mais para chegar aos locais de compra - e olha que não moro em cidade pequena. O cérebro não é presidencial e, portanto, não deixa de funcionar.

Comentários

  1. A quarentena atual sendo quatorzena, estou cumprindo pois estive perto de alguém com suspeita de COVID, mas vi por aí que poderia ser de até 24 dias. Quem sabe estatisticamente a grande maioria dos casos define em 14, mas uma percentagem bem inferior estaria fora do centro da curva.

    ResponderExcluir
  2. Uma pandemia de rápida evolução é um tapa na cara do nosso estilo de vida. Ficamos com a incômoda impressão de que, como humanidade, estamos fazendo alguma feia lambança!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados