Sistemas

Ele se assina como biólogo e escreve regularmente para a Gazeta de Piracicaba. Afirmou que o aquecimento global causado pela atividade humana não existe. Misturou argumentos de constituição de ecossistemas com a necessidade das plantas de absorver o gás carbônico para viver. Sim, o ciclo do carbono é bem estabelecido e a queima de combustíveis fósseis - que já não mais estavam no ciclo - é que causa o desbalanço. O pior é que trabalhou na USP. A proximidade com o conhecimento de fronteira não foi suficiente para seu enriquecimento científico e cultural. Escreve mal com uma ortografia e sintaxe que exigem um pouco mais de paciência para se fazer entender. Mas possui seu espaço e deve haver os que o leem e o levem a sério. Antes tais despautérios eram sumariamente refutados por comentários de leitores - e eu sou um deles assíduos; hoje, no referido jornal, nem espaço para cartas existe mais. Os cuidados com uma boa revisão do material publicado são assunto de um passado do jornalismo que povoam apenas arquivos históricos. Um pouco de leitura bastaria para corrigir um acento aqui e uma concordância ali. Publico minhas incorreções e tento diminuí-las com o exercício e a prática da escrita. No caso, parece que se pratica o exercício diuturno da incoerência e da ignorância.

Não saber é a base para se buscar o conhecimento. A boa ignorância é aquela que nos leva a novos universos. Estudar, no entanto, virou verbo maldito. Sistematizar o que se aprende é o que ensinamos às crianças, antes mesmo do objeto do aprendizado propriamente dito. Um sistema educacional baseado em vivências, que pode ser falho ou mais demorado, ainda é a melhor forma de apreendermos. A vivência do outro é tão importante quanto a nossa e é a base da construção do conhecimento científico, pois é-nos impossível repetir todos os experimentos que levaram a Humanidade até aqui. Os negacionistas da ciência estão em profusão e argumentam que tais estudos não são verdadeiros. Até a lei da gravidade estão refutando e admiro-me com senhores cultos de academias apoiando tais atrocidades. Mas é um sistema de dominação ideológica, cultural e econômica muito bem estabelecido. Não apenas a Amazônia arde em chamas, mas também nossos princípios éticos e morais estão chamuscados e à beira da extinção. #IniCiencias

Assistir aos Jogos Parapanamericanos em Lima dá um alento para quem está frustrado e tem - ao menos fisicamente - as partes inteiras do corpo. A dedicação desses paratletas emociona e orgulha quem os acompanha. Lamento que o espaço de divulgação a eles seja muito pequeno. Jornais da capital paulista fazem apenas um resumo das provas e resultados ou mesmo ignoram o evento esportivo das Américas. Ano que vem, junto aos Jogos Olímpicos de Tóquio, haverá uma forte participação na Paraolimpíada e o Brasil promete um record de medalhas. Sabemos, porém, que a coroação dessas atividades esconde as mazelas da formação ou tragédias pessoais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados