Amor pela ciência

O canhão foi combatido pela flor. E o amor venceu. Mas o amor, como a flor, não subsiste sem o cuidado diuturno. Cuidemos da flor e da ciência como cultivamos o amor: de forma constante e em estado de alerta. Defendendo-os, sobreviveremos. Os períodos sombrios que de forma real se abateram sobre nós podem parecer espessos, porém, não são eternos. A névoa negra registrada nesta semana em São Paulo no meio do dia é apenas a materialização da ignorância que impera no comando do país. As queimadas de florestas e outros matos levou resíduos e partículas a se misturarem com o ar já espesso da capital e, mesmo assim, insistem em dizer que é ilusão, que os fatos não podem se contrapor às crenças.

O Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - foi vilipendiado e está sendo defendido pela comunidade científica brasileira e internacional. Por trás do corte e contingenciamento de bolsas está uma operação de destruição em massa. Vemos e pouco agimos. Sim, escrevi um artigo para o Jornal Cidade de Rio Claro e coloquei a defesa do CNPq como foto de perfil no Facebook. Também muita gente está se manifestando nas redes sociais e em espaços que ainda estão disponíveis. A decisão, porém, vem de cima e contém um conjunto de desmontes institucionais e precarização de atividades fins do estado brasileiro. A calamidade instalada resulta em fuga de gente qualificada para o exterior e no descrédito mundo afora do que está acontecendo aqui. Nossos colegas de outros países nos perguntam como deixamos isso acontecer! #IniCiencias

Foi no laboratório de pesquisa em biomassa, quando iniciava meu mestrado, que fiquei sabendo da morte de Raul Seixas. O Juca escreveu o aviso no quadro negro que tínhamos na entrada, usado para comunicações de trabalho e informações sobre experimentos. A lembrança do momento - e também à época - se dá com uma lágrima. O maluco beleza continua a estimular o cultivo e o amor da boa música, do verdadeiro rock´n´roll.

Comentários

  1. Eis aí uma pergunta dolorosa: como deixamos isso acontecer?! Parece que estamos todos sob o domínio insano de um "maluco feiura".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados