Dores e saberes

A vida suburbana, marginal, foi a base das crônicas de Lima Barreto, um século atrás, e é o local de inusitados incidentes, como o fuzilamento com oitenta tiros e a dezena de mortos por enchentes e alagamentos. O chumbo e a água encontram seu espaço, destemidos em suas trajetórias, livres de qualquer regulação lógica, científica ou social. Segurança pública envolve inteligência nas ações de investigação, não presente no plano apresentado pelo super ministro. Urbanização sustentável é matéria de conhecimento de estudiosos e gestores há um bom tempo, mas sua aplicação parece não se coadunar com a apropriação ilegal de recursos públicos. Assim, mataram pessoas, com sujeito da frase indeterminado, cuja cor e nível social, por outro lado, são muito bem definidos e conhecidos.

Fiz uma breve apresentação sobre os 150 anos da Tabela Periódica na reunião inaugural da Academia Campineira de Letras e Artes, no último sábado, destacando o trabalho do russo Dmitri Mendeleev que, além de sistematizar os elementos até então conhecidos (metade do que se conhece hoje), pode prever a existência de outros ainda não descobertos. Outros trabalhos foram conduzidos por vários cientistas, mas o feito principal de Mendeleev foi o da previsão, uma das bases científicas modernas. E soube divulgá-lo, coisa que nós pesquisadores ainda temos muita dificuldade em fazer, limitando-nos às chamadas publicações especializadas. Nesta semana foi publicado novo dossiê da revista eletrônica de divulgação científica ComCiência sobre robótica, com uma matéria minha sobre robôs no fundo do mar (http://www.comciencia.br/robos-no-fundo-do-mar/). É um excelente veículo para quebrar o paradigma da falta de comunicação universitária. Que siga a ciência! #IniCiencias

A gota me atingiu o cotovelo direito pela primeira vez. As dores nos joelhos e nos pés já faziam parte da rotina e, agora, nova localização se apresenta para a deposição dos sais do ácido úrico. Sinal de estar vivo, diriam os otimistas, que escuto não sem proferir palavrões internos. Por que os xingamentos são, a priori, de base escatológica e sexual? Em artigo no Correio Popular, sobre outro assunto, divaguei sobre uma resposta, que pode ser lido no facebook (https://www.facebook.com/adilson.goncalves.9847). O metabolismo não vai cessar minhas lamúrias e dá alento para alguma discussão. Até criei um Blog do Gotoso, ao qual não foi dada muita atenção. Mesmo com controle na alimentação, algumas moléculas escaparam e foram ser convertidas no fígado. Digamos que gerei um inimigo figadal. Além da bandeira e do coração, mais uma parte do corpo é vermelha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados