Temperaturas

Você que está reclamado do calor que faz, responda: quantas árvores já plantou? Quantas vezes defendeu a preservação de matas e áreas verdes? Militou em órgãos ambientais? E - mais importante - votou em candidato que explicitamente quer transformar a Amazônia em pasto para a agropecuária? E se não consegue ver relação entre esses atos e omissões com o incômodo que o calor está provocando, realmente o nível de amputação cerebral a que chegamos é muito grande! A questão principal não é o calor em si, mas a (in)capacidade que temos de lidar com ele. Nosso país é tropical, etc e tal, mas nossa pele sedentária à frente do computador, tal qual estou agora, não desenvolveu mecanismos eficientes para lidar com a situação cada vez mais intensa de radiação solar e temperatura. Sombra de árvore ajudaria bastante.

Por outro lado, nesta semana esfriou a indignação com políticos flagrados desviando verbas públicas. Motorista particular já virou Uber e agora evolui para laranja. Ficou claro que há corruptos de que gosto e corruptos de que não gosto. Mesmo roubando, deixe ele trabalhar um pouco para ver o que faz, foi a frase dita por personalidades, eleitores (que viraram a-leitores) e autoridades, tanto as televisivas, como as senis, e, por vezes, classificadas nas duas categorias. Já tinha minhas desavenças com os ranfastídeos e, agora, o avestruz, cujo comportamento de oclusão não é cientificamente comprovado, passa a ser uma boa dica para o jogo do bicho da virada de ano.

Contudo, contente fiquei com a divulgação dos achados sobre Lima Barreto que fiz, no caderno de Cultura, blog Babel, do jornal O Estado de S. Paulo. Já dei uma entrevista mais longa para um jornal de Campinas e vamos ver se reaqueço essa pesquisa lateral e inusitada que é a de redescobrir inéditos do escritor de um século atrás. Lima conseguiu avaliar e avalizar sua época tão bem que muito do que escreveu se adequa perfeitamente aos dias correntes. Isso se alguém lesse, pois livro está virando objeto de ofensa para muita gente.

Comentários

  1. Plantar árvores é uma grande ideia para o ano novo, já que estamos em tempo de boas intenções. Porque esperar boas intenções dos nossos homens públicos...
    E parabéns ao blogueiro pelo que tem alcançado sobre o grande Barreto! Isso não devia se transformar também numa palestra na nossa ALL?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adilson e Paulo!
    Fico feliz em termos este espaço para nos encontrar virtualmente. Parabéns, Adilson, pelos estudos seja na área literária ou crítica. Já está acertada uma palestra sua na Academia sobre as suas descobertas sobre Lima Barreto. E se, o Paulo Viana, nosso grande estudioso, aceitar o convite para ser nosso diretor cultural, nossa Academia ganhará muito com vocês dois juntos! Já que ele também está convocado (rsrs) para falar sobre Esperanto. Grande abraço aos dois!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados