Impactos profundos

A semana já continha efemérides suficientes para preencher os singelos três parágrafos deste blog. Mas ontem, 11 de dezembro, Campinas amanheceu sob fogo e cinzas de um incêndio que destruiu parte das instalações da secretaria estadual de meio ambiente localizada em parque ecológico. As causas estavam começando a ser avaliadas, incluindo possível ação criminosa, quando houve um tiroteio dentro da Catedral Metropolitana, centro da cidade, no início da tarde. Um homem armado, que sabia muito bem atirar, matou quatro pessoas, feriu outras quatro e se suicidou. O dia do engenheiro ficou assim tristemente marcado na cidade, que já viveu dois anos atrás uma chacina no réveillon com a morte de doze pessoas de uma mesma família. Ainda há os que defendem a liberação do porte de armas.

Antes, o assunto neste espaço estava quase limitado a Clarice Lispector, que somente tardiamente vim a descobrir, cujo aniversário de morte e de nascimento se dão em dias adjacentes. Em 10 de dezembro ela completaria 98 anos, e no dia anterior lembramos os 41 anos de sua morte. Estou aqui com o "Todas as crônicas" dela, organizado por Pedro Karp Vasquez, com prefácio de Marina Colasanti. E já encomendei o "Todos os contos", porque a mescla de ficção e realidade é uma constante em sua obra. Sim, vou me lançar a ela como já o fiz com Lima Barreto e seus inéditos que relutam em divulgar. Minhas inserções no âmbito literário vão se diversificando, portanto. Nesta semana também tive a satisfação e o desafio de escrever minha primeira resenha sobre um livro, o "21 lições para o século 21", de Yuval Harari, publicada no site da revista eletrônica ComCiência (http://www.comciencia.br/um-mundo-de-perguntas-e-angustias/). Grato à professora Marina Gomes, do LabJor da Unicamp, pela oportunidade. #IniCiencias

Tragédia por tragédia, a data de amanhã, 13 de dezembro, era para já ter sido resolvida há muito tempo. Completam-se os 50 anos do Ato Institucional número 5 (AI-5), que volta a lançar suas sombras em períodos plúmbeos governamentais que vigorarão depois das festas de fim de ano. Para não terminar deprimido, haveria alguns comentários sobre a bonita cerimônia de entrega dos prêmios culturais do Instituto de Estudos Valeparaibanos no dia 8 de dezembro, em Lorena. Reencontrei amigos ao receber o 'Eugênia Sereno' pelo "Transformações na Terra das Goiabeiras", testemunhando que há espaço para resistir e não desistir. As postagens no Facebook dão o tom e a dimensão do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Letras que dizem

Finalizando

Pedaços quebrados